sábado, 27 de abril de 2013

Alunos do Sud Mennucci fazem visita à Fatec!

Por Raphael Lafaierty



Alunos do Sud Mennucci chegando à Fatec
FOTO: Thais Abdallah
Foi durante a Semana de Provas, mais especificamente na quarta feira (24/04), que os alunos do Sud Mennucci tiveram o privilégio de conhecer a Fatec de Piracicaba. Com o objetivo de despertar o interesse dos alunos e também divulgar as faculdades públicas da cidade, a coordenadora geral do Sud, Cilmara Calderon, falou que até o final do ano os alunos irão conhecer mais faculdades e, respectivamente, os cursos oferecidos por estas.

Logo que os alunos dos segundo e terceiro ano chegaram à Fatec, foram recebidos pelo Diretor da escola, Hermas Amaral G., no Salão Nobre, onde afirmou que estava animado com a visita e espera que já no próximo semestre, possa ver os mesmos rostinhos estudando na universidade. Elogiou também a escola por estar proporcionando aos alunos estes momentos que, podem definir o futuro profissional de algum, além de, mostrar profissões que até então muitos desconheciam.

 O coordenador da Fatec, Nelson Bertolini, explicou que no 2° semestre de 2013 estarão disponíveis os cursos de Gestão Empresarial, Biocombustíveis e Agroindústria, e que a inscrição para o Processo Seletivo começa no dia 30/04 e vai até o dia 11/06. “Os cursos são totalmente gratuitos” – finaliza.

Fernanda Faganello segurando a orquídea
FOTO: Thais Abdallah
Para conhecer melhor estes cursos, os alunos foram, primeiramente, ao laboratório de química e de microbiologia. Fernanda Faganello, que é Auxiliar de Docente na Fatec e ex-aluna do Sud Mennucci, explicou que no laboratório de microbiologia os novatos de lá, extraiam o seu próprio DNA através da saliva, pelo recurso de um equipamento chamado Giel Logic, algo que ganhou a atenção dos alunos do Sud. Mais pra frente Fernanda mostrou uma orquídea que estava sendo observada a mais de um ano e meio. O que impressionou a todos é que a orquídea se desenvolvia dentro de um frasco de reagentes!

Quando os alunos saíram dos laboratórios, foram diretamente para a Sala de Informática, onde se surpreenderam pela quantidade e pela diversidade de máquinas. Maurício Domingos, professor da área de informática e ex-aluno do Sud Mennucci também, disse com orgulho que somente naquela sala havia mais de 300 mil reais em sistemas operacionais. No mesmo corredor, alguns alunos avistaram o Laboratório de Física e, ficaram curiosos ao saber que havia ali um Gerador de Graff elaborado pelos próprios alunos da universidade.

Laboratório de Física
FOTO: Raphael Lafaierty

A visita terminou com uma entrevista do assistente de produção e coordenador da Fatec, Nelson Bertolini. Perguntamos a ele o que era a “Planta Piloto” e qual a sua função dentro da faculdade. “Esta aqui é a Planta Piloto onde estão instalados os equipamentos de destilação e o de fermentação, ou seja, a destilação produz álcool e chega até o etanol. E os fermentados que são os aminoácidos, são transformados em cervejas e outros produtos derivados.” respondeu.
Planta Piloto
FOTO: Thais Abdallah



Um comentário:

  1. Sei que sou suspeita mas esta turma foi demais em : EDUCAÇÃO,ATENÇÃO, SOLIDARIEDADE E ANIMAÇÃO Parabénes pela Reportagem - Turma do Clube Jornal e Fotografia, parabéns pela Motivação ProfªTháis que mesmo com forte gripe acompanhou todo o circuito da visita com seus alunos.

    Cilmara-PCG -E.E.E.M.I. Sud Mennucci

    ResponderExcluir